O cérebro político: o papel da emoção na decisão - o destino da nação

"O cérebro político" é uma investigação inovadora sobre o papel da emoção na determinação da vida política da nação. Por duas décadas, Drew Westen, professor de psicologia e psiquiatria na Emory University, explorou uma teoria da mente que difere substancialmente das noções mais "desapaixonadas" sustentadas pela maioria dos psicólogos cognitivos, cientistas políticos e economistas — e estrategistas de campanha democrata. A ideia da mente como uma calculadora legal que toma decisões pesando as evidências não tem relação com o modo como o cérebro realmente funciona. Quando os candidatos políticos presumem que os eleitores tomam decisões desapaixonadamente com base nas "questões", eles perdem. É por isso que apenas um democrata foi reeleito para a presidência desde Franklin Roosevelt — e apenas um republicano falhou nessa busca. Na política, quando razão e emoção colidem, a emoção invariavelmente vence. As eleições são decididas no mercado de emoções, um mercado cheio de valores, imagens, analogias, sentimentos morais e oratória comovente, onde a lógica desempenha apenas um papel de apoio. Westen mostra, através de uma jornada rápida pela evolução do cérebro apaixonado e uma digressão de bravura por cinquenta anos de eleições presidenciais e nacionais estadunidenses, porque as campanhas têm sucesso e fracassam. A evidência é esmagadora de que três coisas determinam como as pessoas votam, nesta ordem: seus sentimentos em relação aos partidos e seus princípios, seus sentimentos em relação aos candidatos e, caso ainda não tenham decidido, seus sentimentos em relação às posições políticas dos candidatos. Westen vira as análises políticas convencionais de ponta-cabeça, sugerindo que a questão para a política democrata não é tanto mover-se para a direita ou para a esquerda, mas sim sobre mover o eleitorado. Ele mostra como isso pode ser feito através de exemplos do que os candidatos disseram — ou poderiam ter dito — em debates e discursos.


Autoria Westen, Drew - aut
Mercadante, Aloizio - aui
Fornari, Norberto - trl - oth
Assuntos Ciências políticas
Política - Eleições - Estados Unidos
Campanha eleitoral
Emoção (Emoções) - Aspectos políticos
Partidos políticos - Aspectos psicológicos
Presidentes
Reis e governantes
Editora UniAnchieta
Tipo Livro
Ano 2008
Extensão 389 p.
ISBN 9788561764012
Localização
32 W525c 2008
Exemplares 1 exemplar(es)
MARC Visualizar campos MARC
Associação Atlética Banco do Brasil - Porto Alegre
Av. Coronel Marcos, 1000 Bairro Ipanema CEP 91760-000
Central de Relacionamento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábados, das 9h às 17h

51 3243.1000