"O cérebro político" é uma investigação inovadora sobre o papel da emoção na determinação da vida política da nação. Por duas décadas, Drew Westen, professor de psicologia e psiquiatria na Emory University, explorou uma teoria da mente que difere substancialmente das noções mais "desapaixonadas" sustentadas pela maioria dos psicólogos cognitivos, cientistas políticos e economistas — e estrategistas de campanha democrata. A ideia da mente como uma calculadora legal que toma decisões pesando as evidências não tem relação com o modo como o cérebro realmente funciona. Quando os candidatos políticos presumem que os eleitores tomam decisões desapaixonadamente com base nas "questões", eles perdem. É por isso que apenas um democrata foi reeleito para a presidência desde Franklin Roosevelt — e apenas um republicano falhou nessa busca. Na política, quando razão e emoção colidem, a emoção invariavelmente vence. As eleições são decididas no mercado de emoções, um mercado cheio de valores, imagens, analogias, sentimentos morais e oratória comovente, onde a lógica desempenha apenas um papel de apoio. Westen mostra, através de uma jornada rápida pela evolução do cérebro apaixonado e uma digressão de bravura por cinquenta anos de eleições presidenciais e nacionais estadunidenses, porque as campanhas têm sucesso e fracassam. A evidência é esmagadora de que três coisas determinam como as pessoas votam, nesta ordem: seus sentimentos em relação aos partidos e seus princípios, seus sentimentos em relação aos candidatos e, caso ainda não tenham decidido, seus sentimentos em relação às posições políticas dos candidatos. Westen vira as análises políticas convencionais de ponta-cabeça, sugerindo que a questão para a política democrata não é tanto mover-se para a direita ou para a esquerda, mas sim sobre mover o eleitorado. Ele mostra como isso pode ser feito através de exemplos do que os candidatos disseram — ou poderiam ter dito — em debates e discursos.
Autoria |
Westen, Drew - aut Mercadante, Aloizio - aui Fornari, Norberto - trl - oth |
---|---|
Assuntos |
Ciências políticas Política - Eleições - Estados Unidos Campanha eleitoral Emoção (Emoções) - Aspectos políticos Partidos políticos - Aspectos psicológicos Presidentes Reis e governantes |
Editora | UniAnchieta |
Tipo | Livro |
Ano | 2008 |
Extensão | 389 p. |
ISBN | 9788561764012 |
Localização | 32 W525c 2008 |
Exemplares | 1 exemplar(es) |
MARC | Visualizar campos MARC |