O texto de Edgar Morin tem o inegável mérito de introduzir uma nova e criativa reflexão no contexto das discussões que estão sendo feitas sobre a educação para o século XXI. O próprio título: "Os sete saberes necessários à educação do futuro" já indica uma postura diferente diante os exageros da sociedade do conhecimento. Este pequeno grande livro aborda temas fundamentais para a educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados à margem dos debates sobre a política educacional. A leitura dos saberes de Morin conduzirá à revisão das práticas pedagógicas da atualidade, tendo em vista a necessidade de situar a importância da educação na totalidade dos desafios e nas incertezas de nosso tempo. Como diz Morin, as ciências permitiram que compreendêssemos muitas certezas. No entanto, elas também ajudaram a revelar zonas de incertezas. Dessa forma, a política pedagógica precisa converter-se em um instrumento que conduza o estudante a um diálogo criativo com as dúvidas e interrogações do nosso tempo, condição necessária para uma formação cidadã. Não se pode mais ignorar a urgência de universalização da cidadania, que, por dua vez, requer uma nova ética, por conseguinte, uma escola de educação e cidadania para todos.
Autoria |
Morin, Edgar - aut Silva, Catarina Eleonora Ferreira da - trl Sawaya, Jeanne - trl Carvalho, Edgard de Assis - pfr |
---|---|
Assuntos |
Pensamento Teoria do conhecimento (Gnosiologia / Gnoseologia) Interdisciplinaridade - Educação Filosofia da educação |
Editora | Cortez |
Tipo | Livro |
Ano | c2000 |
Extensão | 118 p. |
ISBN | 9788524907418 |
Localização | 37 M858s 2000 |
Exemplares | 1 exemplar(es) |
MARC | Visualizar campos MARC |